-
Arquitetos: TIM ARQUITECTOS
- Área: 270 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Luis Barandiaran
-
Fabricantes: AS maderas, FV, Fenix, GyE, Horcrisa, La lomita, SPL, kiri
Descrição enviada pela equipe de projeto. Tomando como inspiração elementos característicos da arquitetura brasileira, a Casa Rio surge como um projeto que busca aliar esse estilo a todas as necessidades de uma casa unifamiliar. Localizada no bairro privado fechado de Lares de Canning, na cidade de Canning, província de Buenos Aires, esta casa reflete um equilíbrio entre estilo e funcionalidade.
A pedido dos clientes, a casa foi concebida como um volume fechado na frente, conferindo-lhe maior privacidade. Esta característica é complementada pela orientação da casa que, graças à sua fachada opaca e aos seus brises móveis, regula a entrada de luz natural nas horas mais críticas do dia. Como resultado, gera-se uma fachada orgânica e móvel que proporciona flexibilidade e versatilidade no seu design.
Como toda casa brasileira, os espaços verdes têm um papel preponderante, não só pela experiência, mas também pelo visual, por isso a conexão interior-exterior foi essencial. É por isso que, preservando a privacidade procurada, foi criado no térreo um pátio semipermeável, limitado por uma parede curva de tijolo vazado, que permite que a presença do verde penetre na casa. No entanto, o efeito surpresa só aparece quando se chega à zona sossegada do edifício, que, ao contrário da fachada principal, é muito permeável e tem uma grande abertura para o exterior graças à utilização de grandes painéis de vidro.
O térreo é composto por uma sala de pé direito duplo com excelentes vistas para o exterior, sobretudo para a zona da piscina. Além disso, possui um lavabo embaixo da escada. A cozinha está separada da zona social por uma divisória que procura diferenciar os espaços e as suas funcionalidades, e está diretamente ligada à galeria onde se encontra a churrasqueira.
Subindo as escadas, o piso superior se resolve em L. Uma peculiaridade desta casa é que a lavanderia foi projetada neste nível com o intuito de evitar a circulação de roupas no piso inferior. O primeiro andar dispõe de dois quartos com casa de banho partilhada com vista frontal, regulável através de brises móveis. A suíte master fica no outro extremo do L e possui closet e banheiro completo com vista para o jardim escondido em frente. No entanto, a ligação principal é pela parte posterior do lote, uma vez que possui acesso a um terraço transitável onde se encontra um dos elementos emblemáticos da casa: as varandas. São inspiradas na arquitetura brasileira, feitos com matérias-primas como o concreto aparente, e são robustas, mas em harmonia com a leveza da fachada posterior.
Para concretizar este projeto diversificado em fachadas foram utilizados materiais rústicos e de baixa manutenção como concreto aparente e tijolos na frente aliados ao calor proporcionado pela madeira, tanto nos brises quanto nas aberturas. A presença do vidro na zona tranquila do edifício foi essencial para a comunicação visual. A Casa Rio foi concebida como uma experiência que reflete nossa admiração pela arquitetura brasileira no ateliê. O nosso principal objetivo foi criar um espaço que se comportasse genuinamente como uma casa, conseguindo uma fusão harmoniosa entre a inovação arquitetônica e o calor necessário para satisfazer as necessidades dos seus habitantes.